Manejo

Tecnologia de ponta

  
Bezerros Braford recem nascidos
Touros Polled Hereford para repasse após estação de monta

Touros Polled Hereford

A Agropecuária Guatambu mantêm um plantel de mais de 40 touros Polled Hereford com as melhores DEPs, segundo o sumário da Associação Brasileira de Hereford e Braford do Brasil. Os animais são mantidos exclusivamente para produção de receptoras Braford 1/2 sangue. Todos os anos, em outubro, a Guatambu inicia a estação de inseminação artificial que vai até 31 de dezembro. A partir de 1o de janeiro as matrizes são submetidas a um repasse por cobertura de monta.

Na Fazenda Guatambu, os touros Polled Hereford são mantidos apenas para o repasse por dez dias para a inseminação artificial, com sêmen de touros renomados da Austrália, Estados Unidos e Argentina, reconhecidos como os melhores touros Polled Hereford para produção de Braford 1/2 sangue.

Na desmama, os machos são vendidos em leilões e as fêmeas passam por uma seleção para formar o plantel padrão, por pelagem, da Guatambu®. As demais são vendidas para futuras receptadoras. A transferência de embriões é feita por profissionais altamente especializados e capacitados, com excelente índice de prenhez.

 
Transferência de embriões 

 

Nelore PO

Na Fazenda Guatambu só é utilizado o processo de inseminação artificial. Para isso foram projetadas duas mangueiras, em áreas distintas – uma, convencional, onde as matrizes Nelore são inseminadas para produção de receptoras Braford 1/2 sangue durante a estação de monta; a outra, mais sofisticada, é dotada de equipamentos para perfeita higienização e laboratório para análise e seleção de embriões. Ali, a lida é durante o ano todo e exclusiva com matrizes doadoras Nelore PO e Braford puras 3/8, por inseminação artificial, FIV e TE, transferência de embriões e sexagem.

Todo embrião é rigorosamente selecionado, antes da transferência


Na Guatambu todas as invernadas são dotadas de terraços em curva de nível

Saiba mais sobre seleção >>>

A Guatambu não compra receptoras. Ela produz seus próprios animais e fornece receptadoras para as principais centrais de transferência de embriões do Estado, como forma de manter o padrão de qualidade.

TOPO